INSS Altera Processo de Prova de Vida e Causa Dúvidas Entre Aposentados e Pensionistas!
A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento anual que garante o recebimento de aposentadorias e pensões e que, em janeiro de 2023, passou por modificações significativas. Atualmente, nem todos os aposentados e pensionistas precisam participar presencialmente deste processo, o que tem gerado dúvidas e inseguranças.
Quais As mudanças na prova de vida do INSS para 2024?
Até janeiro de 2023, a prova de vida era realizada presencialmente pelo próprio beneficiário em uma das agências bancárias conveniadas ao INSS. Contudo, o novo sistema utiliza o cruzamento de informações de vários bancos de dados, eliminando a necessidade de o beneficiário sair de casa.
Caso seja identificada qualquer divergência ou falta de informações, o INSS entra em contato com o beneficiário para mais esclarecimentos, podendo inclusive realizar uma visita domiciliar para comprovação da vida do segurado. Apesar dos boatos que circulam na internet, a medida não leva ao cancelamento automático dos benefícios. O cancelamento só ocorrerá caso o falecimento do beneficiário seja comprovado.
Qual o Comunicado do INSS sobre prova de vida?
Desde o início do novo formato de prova de vida, o INSS notificou até o momento 351.557 pessoas, nascidas entre janeiro e março, que não tiveram suas informações confirmadas. A notificação é enviada pelo aplicativo do INSS ou pela Central telefônica 135, como já estava previsto pela instituição.
A notificação é apenas um aviso de que a prova de vida automática ainda não foi realizada, e não é necessário que o beneficiário compareça a alguma agência do INSS ou bancária.
Este novo sistema de prova de vida, adotado pelo INSS, tem como objetivo trazer mais comodidade e segurança aos aposentados e pensionistas, tornando o processo menos burocrático e mais eficiente.
Leia Mais: Dificuldades para aderir ao Simples Nacional? Talvez você tenha pendencias! Confira
Prova de vida: Qual a nova abordagem?
Buscando tranquilizar seus beneficiários, o INSS elaborou uma nova forma para realizar a prova de vida. Ao invés de exigir a presença física dos segurados em agências bancárias ou do próprio INSS, a autarquia realizará um processo de cruzamento de dados disponíveis a fim de confirmar a vida dos beneficiários. Havendo algum dado discrepante, aí sim o beneficiário será contatado e um processo de busca ativa será iniciado para confirmar as informações.
A nova modalidade traz como grande vantagem o fato de os aposentados não precisarem mais se deslocar até agências para realiza a prova de vida. Portanto, aqueles que receberem os comunicados poderão aguardar tranquilamente a visita de um agente do INSS em casa. Lembre-se: durante todo este processo, os pagamentos seguirão sem interrupções. A eventual suspensão só ocorrerá se, após todas as etapas da prova de vida, o INSS não conseguir comprovar a vida do beneficiário.
A notícia afasta a possibilidade de suspensão da aposentadoria e traz paz de espírito aos beneficiários que estavam apreensivos com a situação. A garantia de que suas pensões serão pagas no tempo devido, sem interrupções inesperadas é um alívio para muitos. Portanto, se você é um desses aposentados ansiosos com os próximos passos do INSS, é hora de respirar aliviado e aproveitar o Carnaval sem preocupações.
Leia Mais: Auxílio emergencial de R$ 6.210 pessoas selecionadas! Confira sua elegibilidade