INSS anuncia reajuste em aposentadorias e pensões a partir de 1º de fevereiro de 2024!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou a data de início dos pagamentos de aposentadorias e pensões com reajustes.
A partir do próximo dia 1º de fevereiro, aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo terão seus repasses incrementados. No entanto, seguindo a tendência dos últimos anos, não será concedido um aumento real para estes beneficiários.
O benefício destinado a esses grupos, que supera o valor do salário mínimo, é reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Levando em conta o período de janeiro a dezembro de 2023, o INPC acumulou alta de 3,71%. Estas estatísticas foram fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quem tem direito ao reajuste no benefício do INSS?
Os reajustes são definidos com base na inflação oficial do país referente ao ano anterior. O piso do benefício é fixado com base no salário mínimo vigente no ano, que no caso de 2023, foi ajustado em 6,97%. Assim, o valor do benefício que ultrapassa esse limite é beneficiado com um aumento de 3,71%.
Com o reajuste, os salários passam a ser:
- – O piso (igual ao salário mínimo): R$ 1.412,00;
- – Acima do piso: reajuste de 3,71%;
- – Valor máximo (teto): R$ 7.786,00.
Lei mais: Calendário bolsa família 2024 Revelado! Veja Datas de Pagamento!
Como consultar o valor e o calendário do INSS?
Para consultar o valor do benefício e o calendário de pagamentos do INSS, é preciso aceder ao portal Meu INSS e fazer login. No menu, basta procurar por “Extratos“, e em seguida selecionar “Extrato de Pagamentos”. Para filtrar a busca, deve-se selecionar o mês de janeiro de 2024.
Lei mais: Como se Cadastrar no CadÚnico! Tenha Acesso a Programas Sociais!
Calendário do INSS para janeiro
O cronograma de pagamentos do INSS em janeiro divide os beneficiários em dois grupos: aqueles que recebem um benefício igual ao piso e aqueles que têm acesso a valores superiores. A cada dia, um novo grupo é beneficiado seguindo a sequência do último número do benefício, antes do hífen.
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de janeiro;
- Final 2: 26 de janeiro;
- Final 3: 29 de janeiro;
- Final 4: 30 de janeiro;
- Final 5: 31 de janeiro;
- Final 6: 1 de fevereiro;
- Final 7: 2 de fevereiro;
- Final 8: 5 de fevereiro;
- Final 9: 6 de fevereiro;
- Final 0: 7 de fevereiro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1 de fevereiro;
- Finais 2 e 7: 2 de fevereiro;
- Finais 3 e 8: 5 de fevereiro;
- Finais 4 e 9: 6 de fevereiro;
- Finais 5 e 0: 7 de fevereiro.