Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS atualiza Prova de Vida! VEJA as NOVAS Regras do SEU Benefício!

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou recentemente que não irá suspender o benefício dos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração que, por qualquer motivo, não conseguiram realizar a prova de vida presencial.

O que está acontecendo com a Prova de Vida do INSS?

INSS atualiza Prova de Vida! VEJA as NOVAS Regras do SEU Benefício!
INSS atualiza Prova de Vida! VEJA as NOVAS Regras do SEU Benefício!

Segundo o Instituto, a alternativa para os beneficiários que não conseguiram se localizar durante o cruzamento de dados será uma busca ativa por representantes do INSS para registrar a comprovação de vida. O INSS reforça que os segurados não precisam se deslocar para bancos ou agências da Previdência, e destaca a importância de manter os dados atualizados.

A demanda por atendimento do INSS aumentou?

Outra situação relevante a destacar é o aumento na procura por atendimento nas agências do INSS. Isso ocorreu devido a um comunicado que foi enviado aos beneficiários através do aplicativo “Meu INSS” e também pelos bancos. Cerca de 2,9 milhões de segurados, que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que não tiveram suas informações validadas durante o cruzamento de dados, acabaram recebendo a notificação.

Leia mais: Dicas Estratégicas para Renegociar Dívidas e Reorganizar as Finanças em Tempos de Crise

O que o INSS está convocando para os beneficiários fazerem?

O INSS está convocando mais de 4,3 milhões de beneficiários para realizar a prova de vida anualmente. Esse processo tem sido feito por diversas vias, como através do aplicativo “Meu INSS”, via Central 135, e/ou por meio de notificações bancárias.

Quais as opções para realizar a Prova de Vida?

A prova de vida pode ser realizada de diversas formas, que incluem desde o atendimento presencial, em casos específicos, até opções online. Um exemplo é o agendamento do procedimento pelo aplicativo “Meu INSS” ou a conclusão do processo nos terminais de autoatendimento dos bancos, que contam com o recurso de biometria. Desde 2020, também é possível fazer a prova de vida por meio da biometria facial, em um processo de reconhecimento pelo aplicativo “Meu INSS”.

Como realizar a Prova de Vida?

É importante ressaltar que se a prova de vida não for feita, o segurado corre o risco de ter o benefício suspenso. No entanto, durante o prazo estabelecido, o beneficiário pode realizar a prova de vida pelo aplicativo ou site “Meu INSS”, nas agências bancárias ou até em uma agência do INSS.

Leia mais: Programa Vale-Gás: Auxílio Emergencial para 800 Famílias – Descubra as Datas!!

Como funciona a Prova de Vida para Servidores Públicos?

Os servidores públicos federais aposentados e pensionistas seguem o mesmo procedimento. A prova de vida pode ser feita pelos aplicativos sougov.br e gov.br ou ainda na agência bancária onde o benefício é cobrado. Esse procedimento costuma ser agendado para ocorrer no mês de aniversário do beneficiário.