Jornal dia
Seu jornal de notícias

INSS NEGOU seu pedido? Saiba como REVERTER a decisão e conseguir o pagamento AGORA!

0

Publicado em 03/11/2023. Que nada é fácil quando se trata de serviços públicos, todo brasileiro já sabe. E quando o assunto é a busca por benefícios da Previdência Social não é diferente. Ter um pedido de benefício negado pelo INSS pode se tornar um pesadelo. Mas calma! Não está tudo perdido, existem formas de lidar com essa situação frustrante.

Para lidar com essa adversidade, faz-se importante entender o porquê de um pedido ser deportado pelo INSS, bem como as medidas que podem ser tomadas após a recusa. Muitas vezes, o pedido é negado por conta de falta de documentação ou até mesmo por desatenção na hora de preencher o formulário online.

Os principais motivos de negação do INSS

As razões pelos quais o INSS pode negar um pedido de benefício são várias: falta de documentos comprobatórios, não cumprimento dos requisitos exigidos pela lei, divergência entre as informações prestadas pelo segurado e as encontradas nos sistemas do INSS, erros de análise, entre outros. Efetivamente, a falta de documentação adequada e erros de preenchimento do pedido online são os principais responsáveis pelas negativas.

É fundamental observar também que a perícia médica representa uma etapa crucial na aprovação de alguns benefícios como, por exemplo, o auxílio-doença. Caso o perito não reconheça a necessidade de afastamento do segurado, o pedido poderá ser recusado.

Leia mais APRENDA a Antecipar SEU FGTS da Forma Mais Rápida pelo PicPay!

O que fazer quando o pedido é negado?

Diante da negativa, emerge uma série de questionamentos: E agora? Existe algo que se possa fazer para reverter isso? A resposta é sim. Uma das opções é abrir um recurso administrativo através da plataforma do Meu INSS, onde o segurado terá uma nova oportunidade de apresentar documentos e informações que comprovem o seu direito ao benefício.

Outra opção consultar um profissional do Direito. Um advogado especializado em Direito Previdenciário será capaz de identificar erros no processo, bem como preparar uma argumentação contundente para o recurso.

Leia mais NOVO Projeto Promete Acelerar Atendimento no INSS; Veja a Proposta!

Centrando na perícia médica

Considerando a importância da perícia médica no processo, é imprescindível se preparar adequadamente para esse momento. Apresentar todos os documentos médicos, exames e laudos que comprovem a necessidade do afastamento ou do benefício é essencial. Durante a perícia, o profissional poderá fazer uma série de perguntas a respeito do problema de saúde que afeta o segurado, buscando entender a extensão e a influência deste na capacidade de trabalho do mesmo.

Com base na avaliação, o médico perito emitirá um laudo, que será o documento que vai determinar se o trabalhador está apto ou não para o trabalho, assim como se é necessário um tratamento ou reabilitação especializada.

Enfim, ter um pedido de benefício negado pelo INSS não é o fim da linha, com paciência e as orientações corretas é possível reverter a situação e garantir o direito devido.