INSS: Proposta Eleva Escolaridade de Técnico para Nível Superior!
No dia 7 de março, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) recebeu uma proposta de alteração no requisito de escolaridade para o cargo de técnico do seguro social. A sugestão veio das entidades sindicais Fenasps e Cntss Cut, que representam os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), durante a primeira reunião da Mesa Específica e Temporária da carreira do Seguro Social.
Quais são reivindicações dos servidores do INSS?
Na ocasião, a categoria apresentou pontos essenciais da pauta de reivindicações dos servidores do INSS. Entre as principais reivindicações estão: reconhecimento como carreira de Estado; alteração de nível de ingresso para o cargo de técnico do seguro social para nível superior; e incorporação da gratificação ao vencimento básico e adicional de qualificação.
Alteração do requisito de escolaridade para técnico do INSS em discussão
A discussão sobre a alteração do requisito de escolaridade do técnico do INSS, de nível médio para nível superior, já é antiga. Em 2021, a própria autarquia confirmou que foi feita uma sugestão com essa mudança junto ao então Ministério da Economia. Entretanto, a discussão não avançou na época. Desta forma, o cargo segue com o nível médio como requisito, conforme o último concurso do INSS.
Leia Mais: Resultado da Mega-Sena 2699 HOJE – R$ 50 Milhões Acumulados! CONFIRA AQUI!
Convocação de excedentes do último concurso do INSS
No dia 11 de março, o presidente do INSS, Alessandro Antonio Stefanutto, solicitou a autorização para o aproveitamento de 500 excedentes do último concurso. A intenção é reduzir a fila de mais de 1.800 aprovados que ainda aguardam convocação. A readequação no pedido para as convocações está de acordo com o orçamento aprovado para este ano.
Leia Mais: INSS Organiza Mutirões do BPC/Loas Para Atendimento a Pessoas com Deficiência no RJ! Saiba mais!
Concurso INSS previsto para 2024
Existe uma previsão de novo concurso para este ano, com oferta entre 650 e 660 oportunidades para o cargo de perito médico. A carreira exige nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina. O vencimento inicial atual da carreira é de R$16.533,99, considerando o salário inicial da jornada de 40 horas, gratificações e auxílio alimentação.