Já tem 60 anos ou mais? Saiba quais são os 11 benefícios para idosos em 2023
Um dos marcos mais importantes na vida de muitas pessoas é a aposentadoria. É uma fase de descanso, de aproveitar os momentos com os familiares e amigos e também de desfrutar de variados benefícios sociais.
Em 2023, o governo federal trouxe uma série de vantagens com o intuito de proporcionar um tratamento digno aos nossos idosos. Parece interessante? Então continua a leitura para saber mais sobre cada um desses benefícios.
Quais são os principais benefícios para os idosos em 2023?

O primeiro benefício é a prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda. Os idosos que contribuem com o IR, recebem a restituição antes dos demais contribuintes.
Existem outros benefícios de saúde para os idosos?
Existe sim! Outro grande benefício é a possibilidade de continuar a usufruir do plano de saúde oferecido pela empresa onde o idoso trabalhava antes de se aposentar. Além disso, há também a disponibilidade de retirar a quantia completa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Você também conseguirá quitar seu imóvel financiado mais cedo se estiver aposentado por invalidez. Isso se adiciona à lista de benefícios, assim como a obter medicamentos gratuitos através do sistema único de saúde e do programa Farmácia Popular. No entanto, é importante verificar se o seu contrato permite essa quitação antecipada.
Leia Em Seguida: INSS libera pagamento extra de R$ 1,8 bilhão para beneficiários: saiba se você tem direito
Existem outros benefícios voltados para o lazer dos idosos em 2023?
Com certeza! Em 2023, os idosos ainda têm o benefício do transporte coletivo gratuito. Além disso, eles têm direito a ingressos mais baratos para atividades de lazer. E se todas as cadeiras de ônibus gratuitas estiverem ocupadas, os idosos têm direito a descontos na passagem.
Existem ainda aquelas vantagens práticas, como a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em alguns municípios, vagas de estacionamento exclusivas e o recebimento de pensão alimentícia dos filhos caso o idoso não possa prover seu próprio sustento. Os idosos também têm direito a atendimento preferencial, tanto em instituições privadas quanto em órgãos públicos.
Leia Em Seguida: CAIXA divulga calendário e valores atualizados do PIS/PASEP 2022