Jornal dia
Seu jornal de notícias

Justiça Federal autoriza nomeação de todos os aprovados em concurso do INSS!

0

Em decisão recente favorável ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Justiça Federal do Rio de Janeiro autorizou a nomeação de todos os candidatos aprovados no último curso de formação do concurso público para o cargo de técnico do seguro social. A decisão foi resultante do julgamento de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) que tinha como objetivo questionar os critérios de preenchimento das vagas reservadas para negros e pessoas com deficiência.

Qual o contexto da decisão?

Em Janeiro de 2023, a AGU havia conseguido revogar uma liminar que suspendia a realização do segundo curso de formação para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. Após um acordo preliminar entre AGU, INSS e MPF, a Justiça Federal do Rio de Janeiro autorizou a posse de todos os candidatos aprovados no 2º Curso de Formação para o cargo de técnico do seguro social.

“A decisão judicial é fruto de um intenso trabalho conjunto. Esse esforço coordenado de atuação permitiu a realização de diversas tratativas com o MPF, buscando, de um lado, garantir a identificação e chamada de novos candidatos deficientes e negros para a avaliação biopsicossocial e de heteroidentificação e, de outro, a nomeação dos candidatos já aprovados”, explicou a procuradora-regional Federal da 2ª Região, Luciana Bahia.

Acordo resolveu impasse

Inicialmente, uma liminar interrompeu a realização do curso. Porém, em janeiro deste ano, a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu revogar essa suspensão. O que ajudou a definir esta situação foi o acordo firmado entre AGU, INSS e MPF, que levou a Justiça Federal do Rio de Janeiro a liberar a nomeação.

Leia Mais: Limpe seu nome na Serasa com descontos de até 96% pelo Programa Desenrola Brasil!

A situação dos aprovados

O curso de formação teve início em 3 de janeiro, mas foi suspenso. Recentemente, no dia 7 de março, o MPF reconheceu o empenho do INSS em buscar uma solução para o impasse, resultando no acordo preliminar que permitiu a realização de um novo curso e o preenchimento de novas vagas com os candidatos negros e pessoas com deficiência que não foram convocados na primeira turma do processo seletivo.

Frente aos avanços nas discussões entre as partes envolvidas, a 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro autorizou a nomeação e posse de todos os candidatos aprovados no segundo curso de formação.

Leia Mais: Sorteios da Loteria Federal Concurso 5846 HOJE: Sorteio ao vivo promete prêmios milionários! VEJA AQUI!

Agora, uma ação preventiva

A AGU, que esteve nas negociações, fez uma recomendação para as procuradorias de entidades federais com concursos em andamento. O propósito é que atuem de forma proativa e avaliem a necessidade de sugerir alterações nos editais das seleções, de modo a evitar novas ações judiciais.

Portanto, podemos afirmar que apesar do impasse inicial, a situação dos aprovados neste concurso público do INSS foi regularizada, permitindo que todos os aprovados possam ser nomeados e assumam suas funções. Além disso, essa experiência auxiliou a criar um mecanismo de prevenção contra futuros problemas similares.