Jornal dia
Seu jornal de notícias

Pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2024: o que esperar?

0

No último ano, um assunto vem causando grandes questionamentos: o pagamento do abono salarial PIS/Pasep para quem trabalhou em 2022. Para muitos, a situação tornou-se especialmente intrigante considerando o recente final de pagamentos referentes ao ano-base 2021 pelo governo. Dito isso, uma coisa é certa, haverá pagamentos em 2024, referentes ao ano base 2022.

Sabemos que informações sobre o PIS/Pasep são sempre esperadas ansiosamente. Por isso, aqui estamos para detalhar sobre o que se sabe até agora e como se dará o calendário de pagamento.

Como ficam os pagamentos PIS/Pasep em 2024?

Com a pandemia de Covid-19, o cenário geral passou por diversas alterações, inclusive nos pagamentos do PIS/Pasep. Houve um adiamento do pagamento referente ao ano-base 2020 para 2021 devido a realocação de recursos para o combate à doença pelo governo federal.

Isso causou um ajuste no calendário: o abono salarial referente ao ano-base 2020 foi então pago apenas em 2022. Em seguida, o PIS/Pasep do ano-base 2021, que deveria ter sido pago em 2022, teve início em fevereiro de 2023.

Leia Mais: Antecipação do 13° salário Confirmada para ESTE estado! Veja quem Recebe

E o abono salarial para quem trabalhou em 2022?

Considerando o histórico recente, podemos afirmar que o pagamento do abono salarial referente a 2022 ocorrerá apenas em 2024. No entanto, é fundamental frisar que essa situação é passível de alterações. Até o momento, nenhum comunicado oficial sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep foi emitido pelo Governo Federal.

O pagamento do PIS será feito pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada e o Pasep pelo Banco do Brasil aos servidores públicos. Portanto, fique atento a possíveis atualizações e informações ligadas ao cronograma de pagamentos.

Além disso, é importante ressaltar que o valor do PIS/Pasep é determinado com base no salário mínimo do ano em que ocorre o pagamento. Desta forma, o valor do PIS 2024 só será conhecido após a definição do salário mínimo para o ano em questão pelo governo.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

A elegibilidade para o benefício fica para os trabalhadores inscritos no PIS/Pasep por, pelo menos, cinco anos, que tenham trabalho formal por 30 dias, no mínimo, no ano-base com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, é crucial que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O beneficiário também pode verificar seu direito ao saque no site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. Além disso, é disponibilizado atendimento via telefone através da central Alô Trabalhador, no número 158.

Quanto ao valor do benefício, ele é proporcional ao período que o empregado trabalhou com carteira assinada no ano de 2022. A conta é simples – cada mês trabalhado se equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio.

Leia Mais: Caixa libera saque de R$6.200,00 para novo grupo de trabalhadores; Veja a lista de quem recebe

Como consultar e sacar o PIS/Pasep 2023 pela internet?

Para os interessados em consultar e sacar o PIS/Pasep 2023/2024 pela internet, é válido seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do governo federal;
  1. Clique em “Iniciar”;
  1. Informe seu CPF;
  1. Informe a sua senha;
  1. Selecione o quadrado “Abono salarial”;
  1. Observe a coluna “Habilitado” para saber se você tem direito ao Pis 2023;
  1. Para mais informações, clique sobre o ícone de olho, logo abaixo da coluna “Ações”.