Jornal dia
Seu jornal de notícias

PIS/Pasep ano-base 2021 é pago HOJE? Saiba como sacar o DINHEIRO Agora!

0

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), conhecidos como PIS/Pasep ano-base 2021, são contribuições tributárias destinadas às pessoas jurídicas. o principal objetivo dessas contribuições é financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e a participação na receita dos órgãos e entidades para trabalhadores do setor público e privado. Contudo, devido aos problemas ocasionados pela pandemia da covid-19, o pagamento do PIS referente ao ano-base 2021 se encontra em atraso.

PIS do ano-base 2021 é um benefício pago aos funcionários da iniciativa privada pela Caixa Econômica Federal. Em resposta ao atraso no pagamento do valor correspondente ao ano-base de 2021, uma reunião entre o governo federal e o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) vem sendo articulada para este ano. A pauta principal desta reunião será a elaboração do calendário para o pagamento do PIS ano-base 2021/PIS 2023. Caso o pagamento do valor referente a este ano não seja feito em 2022, a possibilidade de que ocorra em 2023 é grande.

Qual será o valor do PIS/Pasep ano-base 2021?

Importante lembrar que o valor do PIS está diretamente ligado ao salário mínimo, portanto, este último tem um grande impacto no valor do benefício. Para este ano, o governo apresentou uma proposta de que o salário mínimo seria de R$ 1.302. Afinal, em sua posse, o novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que pretende reajustar o salário mínimo para um valor acima da inflação. Caso essa medida seja concretizada, o pagamento do PIS deve ser maior do que o esperado.

Leia mais WhatsApp estreia novo visual em iPhone: Veja Agora as novidades!

Quem tem direito?

O PIS é um benefício destinado aos trabalhadores que se enquadram nas seguintes situações: aqueles que recebem até dois salários mínimos, exerceram alguma atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano, possuem os dados atualizados no cadastro e estão cadastrados no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.

Leia mais Como RECEBER a indenização de R$ 15 mil do Auxílio Brasil? Veja Agora!

Como fica o calendário do PIS em 2022?

Embora o pagamento do PIS referente ao ano-base de 2021 ainda não tenha uma data definida, é possível que os trabalhadores que têm direito ao PIS 2022 (para quem trabalhou em 2020) retirem seu benefício. O valor do saque varia de acordo com a data de nascimento do trabalhador, tendo como prazo limite o dia 29 de dezembro.

O saque poderá ser feito através dos caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes do Caixa Aqui (utilizando o cartão social e a senha) ou numa agência da Caixa (apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação).