Prepare-se Para Sua Aposentadoria: Entenda as Mudanças da Reforma da Previdência
Está planificando a sua aposentadoria? Já se perguntou quais os diferentes tipos de benefícios que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece? O sistema da Reforma da Previdência possui uma variedade de opções que se adéquam a diversos contextos individuais.
Além dos benefícios públicos, os planos de Previdência Privada são uma alternativa complementar. Para fazer a melhor escolha é necessário entender como cada aposentadoria funciona, os requisitos para obtê-la e se ela se adapta às suas necessidades. Acompanhe este artigo e descubra as opções mais adequadas para você.
Quais os tipos de aposentadoria no Brasil após a Reforma da Previdência?
Em 2019, a Reforma da Previdência trouxe alterações significativas no sistema previdenciário brasileiro. Isso resultou em mudanças nas regras e critérios de concessão dos diferentes tipos de aposentadoria. Conheça cada uma delas:
O que é a aposentadoria por tempo de contribuição?
Aposentadoria por tempo de contribuição é voltada para o segurado que contribuiu por um período determinado à Previdência Social (INSS). Após a Reforma da Previdência, esta modalidade teve mudanças e passou a ser mista, considerando uma soma de pontos, que leva em conta a idade e o tempo de contribuição do indivíduo.
Leia Em Seguida: Novo golpe na Internet envolve influenciadores e dados bancários, saiba mais!
Quem pode solicitar a aposentadoria especial por tempo de contribuição?
A aposentadoria especial é destinada a trabalhadores que atuavam expostos a agentes nocivos à saúde, física ou mental. Considerando desgaste maior durante o tempo de serviço deste grupo, a contribuição necessária variará de 15 a 25 anos, dependendo da característica do agente nocivo.
Como funciona a aposentadoria por idade?
Com a Reforma da Previdência, a aposentadoria por idade adotou novas regras. Homens devem ter 65 anos e ter contribuído durante 20 anos. As mulheres precisam ter 62 anos e ter contribuído durante 15 anos.
Leia Em Seguida: Pix rende R$ 17,1 milhões para Bolsonaro, mas multas seguem pendentes
O que é a aposentadoria por invalidez?
Essa modalidade é voltada para aqueles que sofreram lesão ou doença que impeça de continuar trabalhando, seja de natureza física ou psíquica. Em geral, a aposentadoria por invalidez é concedida após o afastamento do segurado por auxílio-doença ou auxílio-acidente.
Como solicitar a aposentadoria?
Para solicitar a aposentadoria junto ao INSS, você deve ligar para o número 135 ou pela internet, através do site Meu INSS. Será necessário escolher o tipo de benefício almejado e atualizar o cadastro. Escolha uma agência do INSS próxima de sua residência para receber o benefício. O último passo é revisar o pedido e confirmar. Guarde o comprovante gerado para acompanhamento do seu processo.