Saiba como vai funcionar o calendário do PIS 2024: Descubra quem tem direito!
Uma das novidades que estão marcando o ano de 2024 para milhões de brasileiros é a liberação do calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2024, vinculado ao ano-base 2022. Divulgado pelo governo federal, o cronograma esclarece as datas de pagamento para trabalhadores do setor privado e servidores públicos.
Quem tem direito ao PIS 2024?
Os critérios para o recebimento do abono em 2024 incluem rendimento médio de até dois salários mínimos mensais durante o ano de 2022, inscrição mínima de cinco anos no PIS ou Pasep, comprovação de mínimo de 30 dias de trabalho formal no ano correspondente e informação correta dos dados pelo empregador ao governo.
Em contrapartida, não possuem direito ao benefício, empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica.
Projeção de pagamentos
Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego, o abono para o ano de 2024 irá beneficiar cerca de 24,5 milhões de trabalhadores, totalizando R$ 23,9 bilhões em pagamentos. Para os pagamentos, é levado em conta o mês de nascimento do beneficiário, com início em 15 de fevereiro e término em 15 de agosto.
Leia Mais: Lula APROVA aumento em programa que visa garantir moradia gratuita!
Valor do abono
O valor do PIS 2024 será proporcional ao quantitativo de dias trabalhados em 2022, sendo o benefício máximo igual ao salário mínimo de 2024, fixado em R$ 1.412,00.
Fique atento ao calendário e verifique regularmente o portal gov.br e o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para conferir sua elegibilidade para o recebimento do abono.
Leia Mais: Governo lança Bolsa Família Emergencial! Confira quem tem direito!
Calendário de pagamento PIS 2024
Está estipulado que a data para o pagamento do PIS 2024, irá seguir o mês de nascimento dos trabalhadores, sendo:
- Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro,
- Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de março,
- Nascidos em março e abril: a partir de 15 de abril,
- Nascidos em maio e junho: a partir de 15 de maio,
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 17 de junho,
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de julho,
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 15 de agosto.
Com essas informações, fica mais fácil se organizar para garantir o recebimento do seu abono salarial PIS em 2024.