Jornal dia
Seu jornal de notícias

Salário Mínimo 2024 com Aumento de 7,65%: Veja todas as novidades!

0

O recente anúncio sobre o aumento no salário mínimo para 2024 tem levado muitos brasileiros a relevarem suas expectativas. A alteração, que será aplicada a partir deste ano, é uma luz no fim do túnel para quem busca uma significativa melhoria na economia familiar. Essa decisão governamental proporcionará um acréscimo considerável ao salário mínimo, ultrapassando a inflação projetada e representando um aumento substancial no poder de compra da população.

A notícia deste novo marco no salário mínimo foi divulgada recentemente, segundo a Folha de São Paulo. Atualmente, o valor é R$ 1.320, mas chegará a R$ 1.421 em janeiro de 2024. Isto equivale a um acréscimo de 7,65%, incluindo 4,48% referente à inflação deste ano e mais 2,9% de correção adicional.

Como o aumento do salário mínimo afeta outros benefícios sociais?

A consequência desse reajuste se estende muito além dos trabalhadores que recebem o salário mínimo. Aposentados, pensionistas e beneficiários da assistência social que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também experimentarão um aumento no poder de compra. Esses grupos também terão seus rendimentos ajustados de acordo com o novo valor do salário mínimo.

Leia Mais; Abono Salarial PIS/Pasep terá Dinheiro Extra no Natal? Pagamento Confirmado para 2024!

Quais outros benefícios serão impactados pelo aumento?

Os benefícios do reajuste do salário mínimo também serão percebidos por aqueles que buscam seus direitos na justiça devido a atrasos nos pagamentos do INSS através dos Juizados Especiais Federais (JEF). Isso ocorre porque o pagamento de atrasados é limitado a 60 salários mínimos. Assim, com o aumento do salário mínimo, o valor a ser recebido também aumenta. Por outro lado, os beneficiários do abono PIS/Pasep e do programa Bolsa Família também verão um impulso em seus rendimentos. O mesmo se aplica ao seguro desemprego, que também será reajustado com o aumento do salário mínimo.

De maneira geral, o anúncio dessa ação governamental reacende a esperança de muitos brasileiros que sobrevivem com o salário mínimo. Ao estimular o poder de compra das famílias, essa medida pode gerar um efeito cascata positivo na economia, incentivando a atividade econômica e contribuindo na recuperação do país em meio à crise. A contagem regressiva para o pagamento da primeira parcela do 13º salário já começou com o prazo máximo chegando…

Leia Mais; Queda de 2,82% em Cesta Básica Alivia Bolso dos Moradores DESTA Cidade!