Saque do calendário PIS/Pasep libera R$1.100 este mês em calendário antecipado
Confusa para alguns em meio às constantes atualizações, na última sexta-feira (5), o governo anunciou uma nova antecipação no calendário PIS/Pasep de saque do abono salarial dele. Essa mudança afeta principalmente os trabalhadores que ainda não haviam recebido o abono referente ao ano de 2019. Anteriormente previstos para receberem o benefício apenas em 17 de março, tiveram a data antecipada para 11 de fevereiro.
Esses trabalhadores são divididos em dois grupos principais: empregados de empresas privadas nascidos em maio e junho, e funcionários públicos com inscrição com finais 8 e 9 no Pasep. Com essa alteração, estes beneficiários receberão no mesmo dia que os aniversariantes de março e abril (PIS) e dos servidores com inscrição de final 7 e 8 (Pasep).
Como serão realizados os pagamentos do calendário PIS/Pasep?

Após a nova antecipação, houve a confirmação que os funcionários de empresas privadas com direito ao abono do PIS que são correntistas da Caixa receberão o crédito em conta a partir de 9 de fevereiro. O mesmo acontecerá com os funcionários públicos com direito ao abono do Pasep que são correntistas do Banco do Brasil.
Leia mais Desenrola Brasil Promete Aliviar Dividas: Saiba Como Agora!
Quem tem direito ao abono salarial?
Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa: ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2019; ter recebido, no máximo, dois salários mínimos mensais, em média; estar com inscrição no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos; e ter os dados informados corretamente pela empresa ao governo.
Leia mais Grande Mudanças no INSS referente ao Auxílio-Doença: Veja Agora!
Como ficou o calendário PIS/Pasep atualizado?
O novo cronograma de saques do PIS/PASEP (ano-calendário 2019) teve início em julho do ano passado, começando pelos aniversariantes de julho, e servidores com número de inscrição terminado em zero. Em condições normais, o cronograma seguiria o mês de nascimento para empregados da iniciativa privada (PIS) e o número de inscrição do Pasep para funcionários públicos ao longo de 12 meses.
Como consultar se tenho direito ao abono salarial?
Para confirmar a elegibilidade ao abono do PIS ou PASEP, os trabalhadores podem consultar os seguintes canais: no aplicativo Caixa Trabalhador, no site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clicando em “Consultar pagamento”, e pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207. Os servidores púbicos podem ligar para a central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos); além de consultar pelo site do BB.