Jornal dia
Seu jornal de notícias

SUA Última chance de Inscrição no SISU 2024! VEJA as Notas de Corte!

0

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2024 estão prestes a finalizar, com a conclusão marcada para a próxima quinta-feira, 25. Conforme o Ministério da Educação, os participantes ainda têm a possibilidade de alterar a escolha do curso desejado. Como uma forma de auxiliar os candidatos a compreender o aumento da concorrência, as notas de corte do SISU 2024 já estão sendo atualizadas e disponibilizadas para consulta.

Como funciona a nota de Corte do SISU?

SUA Última chance de Inscrição no SISU 2024! VEJA as Notas de Corte!
SUA Última chance de Inscrição no SISU 2024! VEJA as Notas de Corte!

Com as expectativas em alta para a conquista de uma vaga no ensino superior, os candidatos devem se manter atualizados sobre as notas de corte do SISU. Segundo o MEC, a nota de corte é uma referência essencial que indica a pontuação mínima necessária para conseguir a desejada vaga. Consequentemente, à medida que novos candidatos se inscrevem, a nota de corte tende a aumentar.

No entanto, deve-se ressaltar que esse é um sistema dinâmico. Até o encerramento das inscrições, os candidatos podem optar por até duas áreas de estudo ou até mesmo por um mesmo curso, entretanto em instituições ou horários diferentes. Ainda é possível modificar as preferências, se assim o desejar.

Leia mais: Saque Emergencial do FGTS: Tudo O que Você Precisa Saber!

Como acessar as notas de corte do SISU?

Para acessar as notas de corte do SISU, basta seguir os seguintes passos:

  • 1. Acesse a página do SISU na plataforma online Portal Único;
  • 2. Selecione a opção “Consultar ofertas de vagas”;
  • 3. Realize a busca por meio do nome do curso, instituição ou municípios;
  • 4. Clique na opção do curso e instituição desejados;
  • 5. Observe as informações fornecidas pelo sistema, como o número de vagas disponíveis e a nota de corte correspondente ao tipo de inscrição (ampla concorrência ou cotas).

Destaca-se também que as notas de corte do SISU 2024 representam um indicativo da pontuação mínima necessária obtida através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para almejar a vaga sonhada. A determinação da nota de corte leva em consideração o número de vagas disponíveis para o respectivo curso e instituição e o número de inscritos.

Leia mais: Novas regras para aposentados: Fique por dentro do que mudou!

O que eu devo fazer após me candidatar a um curso?

Portanto, é essencial acompanhar de perto esse processo e reiterar a importância da pontuação no Enem, visto que quanto maior for a pontuação, maior será a chance de conseguir a classificação. Lembre-se que a nota de corte é a pontuação mínima requerida para a classificação. Portanto, quem pontuou abaixo do valor estabelecido não será classificado.

Fique atento e boa sorte para os participantes do SISU 2023!