Jornal dia
Seu jornal de notícias

É possível acelerar a aposentadoria pagando as contribuições que faltam?

0

Esta é uma dúvida comum e que provavelmente já passou pela cabeça de muitos brasileiros: existe a possibilidade de contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de maneira antecipada para se aposentar mais rápido? Vamos aprofundar neste tema e responder a essa questão.

Primeiramente, é fundamental esclarecer que, ao longo da vida profissional de um indivíduo, costuma-se acumular tempo de contribuição para a Previdência Social. No entanto, em algumas situações, pode acontecer de faltar um determinado período de contribuição para completar os requisitos necessários para a aposentadoria.

Podemos pagar de uma vez o tempo restante de contribuição da aposentadoria?

Novidades do INSS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do INSS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, não é possível pagar a contribuição que falta de uma única vez. Isso quer dizer que, se você já fez um cálculo da sua contribuição e percebeu que ainda falta um ano ou mais para atingir o requisito necessário para aposentar-se, infelizmente não é permitido pagar essa contribuição adiantadamente.

Leia Mais: Caixa começa a pagar parcela do Bolsa Família de outubro

Mas então, o que podemos fazer?

Uma opção viável é pagar o tempo que você deixou de contribuir no passado. Vamos explicar melhor: em certos momentos da vida, seja por motivo de desemprego, por trabalhar como autônomo ou até mesmo por falta de informação, algumas pessoas deixam de contribuir para a Previdência Social. Nesses casos, é possível regularizar tal período sem contribuição.

Leia Mais: Calendário INSS: Veja os dias de pagamento da aposentadoria para outubro

Como regularizar as contribuições da aposentadoria em atraso?

Para regularizar o período sem contribuição, você precisa entrar em contato com o INSS e solicitar um cálculo de contribuição em atraso. Após essa solicitação, o INSS irá calcular o valor que você deve pagar para compensar os anos que você não contribuiu. Logo, após receber esse cálculo, você poderá efetuar o pagamento e, consequentemente, esses anos contarão como tempo de contribuição.

Embora não seja possível adiantar a contribuição que falta para atingir o tempo necessário para aposentar-se, a regularização do período sem contribuição pode ajudar a garantir que todos os anos de trabalho sejam considerados no cálculo da aposentadoria, proporcionando assim, maior segurança financeira no futuro.

Informações adicionais