ESSAS doenças possibilitam que o trabalhador saque TODO o FGTS. Confira!
É notável que muitos brasileiros ainda desconhecem os benefícios trabalhistas que têm direito. Entre eles, está a possibilidade dos portadores de algumas doenças retirarem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na hora. Mas afinal, que doenças compensam um saque imediato do FGTS e como solicitar esse benefício? Acompanhe este guia e tire suas dúvidas!
O FGTS é um dos benefícios trabalhistas mais relevantes do Brasil. Normalmente, só permite saque em situações específicas, entretanto, em alguns casos de enfermidades, é possível o acesso antecipado.
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício conferido especificamente a trabalhadores formais brasileiros. Funciona como uma espécie de poupança do trabalhador, na qual os empregadores depositam parte da remuneração mensal em uma conta especial, destinada a ser utilizada apenas em situações de real necessidade.
Situações permitidas para saque do FGTS
O saque do FGTS está restrito a algumas situações específicas, como demissão sem justa causa, término do contrato de trabalho por prazo determinado, aposentadoria, entre outras. No entanto, uma das situações que possibilita o saque é a ocorrência de doenças graves.
Leia mais Gratuidade no Minha Casa, Minha Vida para estes GRUPOS! Saiba Quais!
Quais doenças possibilitam esse saque?
Os benefícios do FGTS podem ser concedidos a trabalhadores que estão lidando com determinadas doenças graves. No entanto, a existência da doença precisa ser comprovada por documentação médica relevante. As doenças que garantem o acesso ao saque imediato do FGTS incluem, entre outras, HIV/AIDS, hepatopatia grave, alienação mental e neoplasia maligna.
Para fazer essa comprovação, pode-se apresentar laudos médicos, exames, prontuários de clínicas, documentos relacionados à internação em hospitais e até opiniões de especialistas na doença do paciente. Com uma comprovação adequada, a pessoa é elegível para receber o saque imediato do FGTS.
Leia mais Crédito CAIXA Tem Investe no Crescimento desse GRUPO em todo o BRASIL!
Como solicitar o saque do FGTS por doença grave?
Comprovar a doença é apenas o primeiro passo para solicitar o saque do FGTS. O próximo passo é fazer o pedido de saque, o que pode ser feito facilmente pelo aplicativo do Fundo de Garantia.
Para isso, basta baixar o aplicativo, escolher a opção “Meus Saques”, selecionar “Outras situações de saques”, encontrar a opção “Doença grave, terminal ou órtese/prótese” e seguir as instruções na tela.
Assim que o pedido for aprovado pela Perícia Médica Federal, o valor do FGTS será liberado para a conta bancária indicada pelo trabalhador. Vale lembrar que esses processos também podem ser realizados presencialmente, em uma agência da Caixa.