Jornal dia
Seu jornal de notícias

FGTS 2024: Saiba Tudo Sobre a Nova Proposta de Saque-Aniversário!

0

O Governo Federal, adiantando-se no calendário, já divulgou as datas para o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 2024. Conforme tem sido nos anos anteriores, os saques serão regulados de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador.

Por exemplo, trabalhadores que celebram seu aniversário em janeiro poderão fazer o levantamento da quantidade disponível em suas contas já no primeiro mês do ano.

Nova Proposta para o Saque-Aniversário do FGTS em 2024

Para o ano de 2024, o Ministério do Trabalho está considerando uma nova proposta. A ideia é permitir que os trabalhadores que optem pela modalidade de saque-aniversário possam retirar o saldo total de suas contas do FGTS, ao invés de ficarem limitados ao valor da multa rescisória.

Tal alteração seria um marco em relação às regras atuais, que podem trazer mais flexibilidade nas opções de saque para os trabalhadores.

Leia Mais: INSS anuncia reajuste em aposentadorias e pensões a partir de 1º de fevereiro de 2024!

Como acontece o Saque-Aniversário do FGTS?

Falando mais especificamente, a modalidade de saque-aniversário permite que os trabalhadores saquem anualmente uma parte do saldo de suas contas do FGTS, de acordo com o mês de seu aniversário.

Por outro lado, caso sejam desligados de suas funções, os trabalhadores têm direito apenas à multa rescisória, enquanto o saldo remanescente do FGTS fica guardado nas contas dos mesmos.

Momento de Reflexão para os Trabalhadores

No entanto, é necessário que cada trabalhador analise com atenção os prós e contras desta modalidade de saque. Mesmo que o saque integral pareça atraente, o FGTS também atua como uma reserva financeira, para casos de demissão sem justa causa.

Leia Mais: Pagamento do bolsa família de janeiro com dias contados! Não perca

Prós e Contras do Saque-Aniversário

Confira alguns prós e contras dessa modalidade:

Prós:

  • * Possibilidade de sacar anualmente uma parte do saldo do FGTS;
  • * Flexibilidade para escolher o mês do saque;
  • * Maior liquidez do saldo do FGTS.

Contras:

  • * Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador só tem direito à multa rescisória;
  • * O saldo restante do FGTS fica sujeito à incidência de juros e atualização monetária;
  • * Perda do direito ao saque-rescisão, havendo a opção pelo saque-aniversário.

Portanto, antes de optar pelo saque-aniversário, é recomendável que o trabalhador se informe bem sobre as condições e regras dessa modalidade e faça a escolha que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu planejamento financeiro.