INSS garante: benefício não será suspenso para quem não realizou a prova de vida!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reafirmou na última sexta-feira (2) que os beneficiários de aposentadorias, pensões ou auxílios de longa duração que não conseguiram realizar a prova de vida presencial, não terão seus benefícios suspensos.
INSS fará buscas para provar a vida?
Segundo o instituto, será feita uma busca ativa dos segurados que não foram localizados na base de dados durante o processo de cruzamento das informações.
“O próprio INSS fará a busca ativa, de modo que esses beneficiários não precisarão se deslocar até um banco ou uma agência da Previdência para realizar a comprovação”, ressaltou o órgão. Com isso, fica em evidência a importância da atualização constante dos dados cadastrais dos beneficiários.
Leia mais: Detran quer mudar o exame da CNH! Entenda como isso afetará você!
Qual o resultado do comunicado?
O INSS informou que o comunicado enviado através do aplicativo “Meu INSS” e pela rede bancária para cerca de 2,9 milhões de beneficiários, nascidos nos meses de janeiro e fevereiro e que não tiveram suas informações validadas durante o cruzamento de dados, foi responsável pelo aumento na demanda por atendimento nas agências.
Beneficiários convocados
Em números totais, o INSS convocou mais de 4,3 milhões de beneficiários para a realização anual da prova de vida. A convocação é feita por meio do aplicativo “Meu INSS”, via Central 135, e também por meio de notificações diretas dos bancos.
Leia mais: Serasa na mira: ação civil por vazamento de dados pode ocasionar multa de R$ 30 mil!
Qual o calendário do INSS para fevereiro?
Confira o salário de fevereiro do INSS:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 23 de fevereiro;
- Final 2: 26 de fevereiro;
- Final 3: 27 de fevereiro;
- Final 4: 28 de fevereiro;
- Final 5: 29 de fevereiro;
- Final 6: 1 de março;
- Final 7: 4 de março;
- Final 8: 5 de março;
- Final 9: 6 de março;
- Final 0: 7 de março.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1 de março;
- Finais 2 e 7: 4 de março;
- Finais 3 e 8: 5 de março;
- Finais 4 e 9: 6 de março;
- Finais 5 e 0: 7 de março
Como fazer a prova de vida?
A prova de vida pode ser realizada de várias formas, seja presencialmente em raras ocasiões em unidades do INSS, quanto no meio digital, como na opção de agendamento através do aplicativo “Meu INSS” ou por meio dos bancos utilizando biometria nos terminais de autoatendimento.
A partir de 2020, uma nova opção foi disponibilizada para os beneficiários, a prova de vida feita por biometria facial através do aplicativo “Meu INSS”.
Pode ocorrer o bloqueio dos benefícios?
Deve-se ter em mente que, caso a prova de vida não seja realizada dentro do prazo estipulado, o benefício pode ser bloqueado. Porém, durante o período há várias alternativas de realizar a prova de vida, seja através do aplicativo ou site “Meu INSS”, nos pontos de atendimento dos bancos ou até mesmo em uma agência do INSS.
O que os servidores públicos fazem?
O processo de comprovação de vida por parte dos servidores públicos federais inativos e pensionistas da União passa pelos mesmos trâmites.
Eles podem realizar a comprovação nos aplicativos sougov.br e gov.br, ou ainda na agência bancária onde recebem o pagamento do benefício, sempre respeitando o mês de aniversário do beneficiário para a realização do procedimento.