Jornal dia
Seu jornal de notícias

Novo Aplicativo CadÚnico Facilita Acesso a Programas Sociais!

0

Acesso ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) acaba de se tornar mais prático e rápido com o lançamento de um novo aplicativo oficial. A ferramenta, que foi reformulada para oferecer uma interface mais simples e intuitiva, traz uma série de funcionalidades, permitindo que se faça o pré-cadastro e consultas de maneira totalmente online.

O que é o CadÚnico?

Para quem não conhece, o CadÚnico é um sistema de coleta de informações que o Governo Federal utiliza para identificar famílias de baixa renda e possibilitar a inclusão da população menos abastada em programas sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida e Auxílio Gás.

A reformulação veio para atender uma demanda intensa da população, que buscava por um meio mais cômodo de se cadastrar, e oferece funcionalidades como consulta por CPF, consulta simples, consulta completa, pré-cadastro, comprovante de cadastro, atualização cadastral por confirmação, consulta a benefícios e postos de atendimento.

Leia Mais: Calendário do BPC e INSS 2024! VEJA MUDANÇAS!

Quais as Mudanças para 2024?

A maior novidade é, sem dúvidas, a opção de pré-cadastro. Agora, o cidadão pode realizar um auto-cadastro, que precisa ser confirmado em até 120 dias em um posto de atendimento do CRAS. O cadastro só ficará completo após essa confirmação presencial.

A expectativa é que, com essa mudança, as filas e o tempo de espera nos postos de atendimento diminuam, já que o cidadão chegará com o pré-cadastro pronto.

Contudo, não se esqueça que é necessário manter os dados pessoais sempre atualizados no CadÚnico, a fim de garantir a continuidade dos benefícios sociais. Uma atualização cadastral deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na estrutura familiar.

Leia Mais: O Futuro dos Microempreendedores no Brasil com o CARTÃO MEI! VEJA!

Como Obter?

Para atualizar o cadastro, apresente a seguinte documentação: CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar (RF) e pelo menos um documento (CPF, Título de eleitor, Certidão de nascimento, Certidão de casamento, Carteira de identidade (RG), Carteira de trabalho) dos demais membros da família.

As consultas ao Cadastro Único podem ser feitas no novo site cadunico.dataprev.gov.br ou pelo aplicativo do CadÚnico, disponível gratuitamente no Google Play e App Store.

Lembrando que só podem se cadastrar no CadÚnico famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou cuja renda total não ultrapasse três salários mínimos. Famílias em situação de rua, agricultores familiares, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais e pessoas com deficiência também podem se cadastrar.

Para se inscrever no CadÚnico, é necessário que uma pessoa responsável pela família responda às perguntas do cadastro.