Jornal dia
Seu jornal de notícias

Veja aqui, se o seu saque-aniversário Vai Cair na Conta do Caixa Tem!

0

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) oferece diversas modalidades de retirada aos trabalhadores, mas uma das mais populares é sem dúvida o saque-aniversário. O saque-aniversário é uma alternativa que permite aos trabalhadores sacar parte do saldo de suas contas do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Veja aqui, se o seu saque-aniversário Vai Cair na Conta do Caixa Tem!
Veja aqui, se o seu saque-aniversário Vai Cair na Conta do Caixa Tem!

O saque-aniversário foi instituído para dar mais liberdade ao trabalhador em relação ao uso de seu FGTS. Quem opta por essa modalidade abre mão da possibilidade de sacar o total do FGTS em caso de demissão sem justa causa – o saque-rescisão. Todo ano, o trabalhador pode retirar uma quantia que varia conforme o saldo disponível em suas contas do FGTS, que podem ser tanto ativas quanto inativas.

Leia mais: Pagamento Antecipado do 13º Salário para Servidores Estaduais: Veja Agora!

Quando ocorre o pagamento do saque-aniversário?

O pagamento do saque-aniversário ocorre, como o nome já indica, no mês em que o trabalhador faz aniversário e fica disponível para saque durante 90 dias. Se neste período o trabalhador não realizar o saque, o valor retorna para a conta do FGTS e só será liberado no próximo ano no mês do seu aniversário.

Leia mais: Nova Reformulação do Programa Bolsa Família em 2023: Veja Agora!

É possível receber o saque-aniversário no Caixa Tem ou em outra conta?

Sim, o saque-aniversário pode ser depositado em qualquer conta bancária, seja corrente ou poupança, desde que esteja no nome do titular da conta FGTS. Para receber o valor, é necessário fazer o cadastro da conta bancária de preferência no aplicativo FGTS. Para a poupança digital da Caixa, o Caixa Tem, o saldo só será depositado automaticamente se o próprio titular selecionar essa opção.

Como antecipar o saque-aniversário?

Para os trabalhadores que precisam de uma quantia maior e não querem esperar até o mês de aniversário para sacar, existe a modalidade de crédito antecipação do saque-aniversário, também conhecido como empréstimo FGTS. Essa opção de crédito, que usa o saldo do Fundo de certo ano como garantia, é descontado diretamente do saldo do FGTS que seria depositado no mês de aniversário do titular e não tem desconto direto na renda do trabalhador.

Para contratar o empréstimo FGTS é preciso ser optante do saque-aniversário e o processo pode ser feito online. Existe até a possibilidade de antecipar algumas parcelas anuais do saldo, permitindo o acesso a um valor maior do que seria depositado somente com o saque-aniversário. Essa é uma ótima alternativa para quem precisa de dinheiro rápido e de contratação simplificada.

Com todas essas informações, fica claro que entender as opções do FGTS é fundamental para fazer a melhor escolha no uso desses recursos. E, como sempre, se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, é só entrar em contato com os órgãos responsáveis para receber o auxílio necessário.