Jornal dia
Seu jornal de notícias

Aumento no Vale-Refeição e Antecipação do 13° para Servidores Públicos: Veja Agora!

0

Os servidores públicos do Rio Grande do Sul receberam boas notícias nesta semana. Durante uma reunião com deputados da base aliada na Assembleia, o governador Eduardo Leite apresentou uma série de propostas que visam beneficiar os trabalhadores do estado. Entre os projetos de lei que serão encaminhados ao Legislativo, destaca-se o aumento no valor do vale-refeição e um decreto que antecipa o pagamento do 13° salário.

O vale-refeição sairá de R$ 268,84, com a contribuição do servidor, para R$ 366,60, sem a necessidade de coparticipação. Além disso, a proposta estende o benefício para todas as categorias de funcionários públicos. A medida resultará em um ganho real nos vencimentos dos servidores, e mais de 60% deles terão um incremento na remuneração líquida de 4,1% a 7%.

Como funciona a antecipação do 13° salário?

Em relação ao 13°, 90% do valor será antecipado para o dia 1° de novembro, de acordo com o decreto anunciado por Leite. O saldo restante, de 10%, será quitado em 20 de dezembro. Trata-se de uma alternativa para aliviar as contas dos servidores no final do ano.

Leia Mais: Abono Salarial, Confira Valor por Filho e Quais as Maiores Dúvidas no Pagamento!

Quais são outros projetos propostos pelo governo?

Além dessas propostas, o governo também está enviando ao parlamento outros dez projetos de ajustes administrativos e legais ligados a diversas secretarias. Por exemplo, um dos textos propõe um aperfeiçoamento do Pró-Cultura, alterando a forma de avaliação e julgamento dos projetos culturais que buscam recursos do sistema.

Leia Mais: INSS muda regra de prorrogação do auxílio-doença; ENTENDA!

Quais são os impactos dessas medidas para os servidores públicos?

Segundo Leite, estas ações refletem o esforço do governo, juntamente com os servidores públicos, para melhorar a realidade do Estado. “Estamos avançando, de forma responsável, com medidas em favor de nossos servidores “, disse o governador durante a reunião no Palácio Piratini.