Jornal dia
Seu jornal de notícias

Calendário do PIS/Pasep 2023 DISPONÍVEL: Veja quando você vai receber TODO o abono salarial de R$ 1,3 mil.

0

Para muitos trabalhadores brasileiros, o Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), são de extrema importância. No entanto, não são todos que têm direito ao benefício do Calendário do PIS/Pasep, é necessário cumprir uma série de critérios pré-estabelecidos pelo Governo. No ano de 2023, o abono salarial será de 1,3 mil reais e, para evitar surpresas, é válido saber como realizar a consulta antecipadamente.

Esses dois programas foram criados pelo Governo Brasileiro com o intuito de beneficiar tanto os profissionais de empresas privadas quanto os servidores públicos. O Calendário do PIS/Pasep é destinado aos trabalhadores do regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), enquanto o Pasep é voltado para os servidores públicos.

O que é necessário para ter direito ao PIS/Pasep de 2023?

Para que um trabalhador tenha direito a receber o benefício do Calendário do PIS/Pasep é necessário cumprir alguns critérios. Entre eles, ter vínculo empregatício com empresa privada ou serviço público; possuir rendimento de até 2 salários mínimos por mês ao longo de um ano; e ter as informações corretamente atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O pagamento dos programas ocorre conforme diferentes critérios. O PIS é pago conforme o mês de nascimento do trabalhador, e o Pasep é pago conforme o número de inscrição. Quanto aos valores, cada trabalhador recebe o valor correspondente a R$110 por mês trabalhado, não necessitando ser 30 dias consecutivos, e é necessário ter aderido ao programa há, pelo menos, 5 anos.

Leia mais Aposentadoria por Invalidez: Grandes Mudanças significativas nas Normas do INSS!

Como será o pagamento do abono de 2023?

Existem variáveis que podem alterar os critérios dos programas e é importante salientar que o valor do abono salarial costuma ser calculado com base no ano anterior. As pessoas que exerceram atividades de carteira assinada durante o ano de 2022, por exemplo, estão à espera do benefício em 2023.

O auxílio emergencial, destinado para ajudar a população durante a pandemia da COVID-19, acabou atrasando o pagamento do abono neste ano, já que os recursos do Governo tiveram como destino este outro benefício.

Leia mais INSS realiza Mutirão de Atendimento para pessoas com Deficiência no Rio de Janeiro!

Como consultar o abono salarial de 2023?

A consulta do abono de 2023 pode ser feita de maneira rápida e simples através do site oficial da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, a depender do benefício do Calendário do PIS/Pasep. Tudo que é necessário é fazer o login com a senha do benefício e seguir as instruções.

No geral, esse processo ajuda os beneficiários a organizar suas finanças a tempo e a garantir que todos os critérios necessários foram cumpridos. Com isso, é possível receber esse recurso tão importante de maneira pontual e evitar surpresas desagradáveis.