Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saiba como pagar o IPTU 2024 Online com Desconto!

0

O pagamento do IPTU 2024 de Maceió pode ser realizado com descontos consideráveis, informa a prefeitura local. A parcela única, com 15% de desconto, está com data de vencimento até o dia 31 de janeiro. Além disso, os cidadãos que preferirem efetuar o pagamento de maneira parcelada, possuem a possibilidade de dividi-lo em até 10 prestações mensais.

Quais os Benefícios dos descontos no IPTU?

Saiba como pagar o IPTU 2024 Online com Desconto!
Saiba como pagar o IPTU 2024 Online com Desconto!

A opção de pagamento à vista oferece um desconto de 15% no valor total do IPTU de Maceió. Contudo, outras possibilidades de abatimento também estão à disposição do contribuinte: o pagamento com 10% de desconto pode ser realizado até 29 de fevereiro; sendo que esta porcentagem cai para 5% nas quitações feitas até 29 de março. As datas valem para as guias de pagamento que só estarão disponíveis após o vencimento da primeira cota.

Para facilitar ainda mais o processo, o IPTU pode ser quitado via PIX, através da leitura do QR Code ou ainda pelo código de barras disponível no site.

Leia mais: INSS anuncia reajuste nos benefícios em janeiro 2024 para combater inflação

Como realizar o pagamento do IPTU?

A emissão da guia de pagamento, seja ela integral ou parcelada, pode ser feita de maneira online. Para o ano de 2024, a prefeitura de Maceió disponibilizou o seguinte site: online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024/.

No portal, o contribuinte precisa inserir a inscrição municipal do imóvel, selecionar a opção de pagamento desejada e clicar em “localizar boleto”. Para fazer o download do documento, é necessário informar o número de inscrição imobiliária, que pode ser encontrado em carnês antigos, ou o CPF do titular do imóvel. Por fim, também é uma opção localizar o número da inscrição do imóvel pelo endereço, através da ferramenta de ‘Consulta Imóveis’.

Leia mais: Aposentadoria e MEI, da para conciliar? Entenda o que acontece!

Quais as consequências do atraso no pagamento do IPTU?

Vale ressaltar que os imóveis em débito com o IPTU arriscam serem inscritos em dívida ativa, o que pode acarretar em cobranças judiciais, leilão do imóvel, penhora de valores em conta corrente, além de multas e juros por atraso no pagamento.

Desta maneira, é extremamente importante que o pagamento do IPTU seja realizado dentro dos prazos determinados, para assim evitar transtornos futuros. Portanto, verifique as datas de vencimento e as diversas formas para efetuar o pagamento de maneira segura e facilitada.